Existe basicamente dois tipos de lavadoras disponíveis por boas marcas no Brasil. A principal diferença entre os dois tipos de lavadoras de roupas está no processo de lavagem que, nas semi-automáticas é assistido enquanto nas automáticas é totalmente realizado pela lavadora.

Modelo semi-automático

Nas semi-automáticas o processo se inicia com o enchimento dos dispensers e do compartimento de água, que deve ser feito por você, observando o nível máximo indicado pelo modelo.

Alguns modelos até têm programações, indicadas para tipos de roupa e níveis de sujeita diferentes mas, ao ser colocada em funcionamento ainda sem roupas, você deve, mais uma vez estar presente para observar se a mistura entre sabão e água está de acordo com a sua necessidade.

O processo de lavagem em si muda de modelo para modelo, mas em sua maioria funciona por “turbilhão”, correntes circulares de água geradas por orifícios localizados no fundo do tanque de água.

Outra diferença é no processo de retirada da água da lavagem que é manual: você precisa desencaixar a mangueira que fica guardada num suporte traseiro do aparelho e colocá-la próximo a um ralo. O enxágue é feito em uma etapa posterior, através de nova carga de água e diluição do amaciante desejado. A grande maioria dos modelos não tem processo de centrifugação.

Cada um do tipo tem suas vantagens. Se as automáticas tem seus programas automatizados e processo de centrifugação, as semi-automáticas funcionam muito bem para limpeza mais pesada, sendo eficientes e com valor mais acessível, desde que a rotina de sua família permita a presença de uma pessoa para auxiliar no processo.

Modelo automático

Já as lavadoras de roupa torcem e centrifugam as roupas, mas seu investimento é mais alto. Além disso, por ser maior, acaba ocupando mais espaço na área de serviço. Em relação ao consumo de energia elétrica, pode chegar ao dobro do tanquinho. No caso de você querer a opção totalmente automática, você pode simplesmente colocar as roupas para lavar e esquecê-las. Após todo o processo de lavagem e secagem, você receberá um sinal para tirar a roupa. Se você tem empregada em casa ou alguém que pode cuidar de suas roupas, então você pode comprar a máquina de lavar roupa mais barata, que é semi-automática.

Fonte [Yahoo]

 


Artigos Relacionados


Rss Feeds   Twitter Followers Email Updates